sábado, 10 de abril de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA




A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
Existem algumas diferenças entre a educação ambiental convencional da E D transformadora, a convencional refere-se aos aspectos da Ecologia, do estudo do ardo solo, da água.
A transformadora refere-se a esse contexto somado a aprendizagens das dificuldades de entender de que forma esse recursos naturais chega para me beneficiar, ou seja, de que forma a energia chega até minha casa? Quantos recursos ambientais foram perdidos?
Entender que para essa energia chegar em minha casa demandou a perda de milhares de seres vivo,animais e vegetais,desapropriações de moradias para construção das Hidrelétricas, dentre outros.
A educação ambiental transformadora, alerta para que os cidadãos reflitam a partir desse entendimento na escolhas das formas de energias alternativas ( eólica a dos ventos a solar e outras ).
Pensar a educação ambiental transformadora, é também pensar nas dimensões pedagógicas, na sociedade, nas atividades econômicas, na natureza, na mente, no corpo, matéria, espírito,razão e emoção.
Para isso, a escola como espaço de produção do conhecimento e formação de valores humanos, não pode deixar de envolver a juventude nesse contexto. Há necessidade de prepara os jovens para dar continuidade a luta socioambiental, os jovens como sujeito da transformação.
Portanto é necessário além dos conhecimentos das vertentes ambientais sociais, também aceitar desafios a como:
-Criação de redes de juventude estudantil pelo meio ambiente e sustentabilidade
-Criação de coletivos e conselhos
- Articular integrar às discussões como primeiro emprego, segundo e terceiros empregos, meio ambiente, educação, política
-Articular e influenciar para as políticas públicas.
Acreditamos na energia e magia da juventude, Como motivação para mudanças profundas no contexto PLANETÁRIO. Para isso é necessário que cada um faça sua parte, pois ser cidadão é também participar sair da inércia e de se colocar como agente de transformação evitando o conformismo e a naturalização das coisas, rebelarem-se de forma saudável na consciência e nas ações. Exigir direitos é também repensar os deveres.

Eunice Sousa
Conselheira Meio Ambiente

domingo, 28 de março de 2010

PEQUENAS AÇÕES!

Os impactos ambientais provocados pelas embalagens são um dos grandes desafios a serem enfrentados pela sociedade, não só pelo alto volume de geração, mas também pela periculosidade e grau de biodegradabilidade dos elementos que as compõem. Tais características levam à geração de passivos ambientais significativos, evidentemente prejudiciais para o meio ambiente e, é claro, para a população como um todo.
Está na hora de pensarmos em substituí-lo por embalagens retornáveis, como: tecidos, vidros e outros. Com pequenos gestos estaremos contribuindo para o bem de todos nós.
FAÇA SUA PARTE!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL

Hoje um dos maiores desafios da humanidade é reduzir os efeitos do aquecimento global, fenômeno que provoca várias alterações do clima, provocando catástrofes alterando a geografia mundial. Várias empresas vêm desenvolvendo programas com objetivos de contribuir para eficiência ambiental, implementando nos seus métodos de produção princípios de Redução de consumo, Reutilização de matérias, Reciclagem e Compensações das emissões de gás carbônico (3-R+C).
Uma das causas das alterações do Efeito Estufa é a emissão de CO2 na atmosfera provocada praticamente por atividades humanas. Para reduzira os impactos provocados por essas emissões o reflorestamento e recuperação da matas ciliares,dentre outras ações. A importância das árvores nesse processo se dá pela captura do gás carbônico d atmosfera pelo processo da fotossíntese.
Portanto, vamos fazer a nossa parte. se aplicarmos os 3R+C em nosso cotidiano já estaremos contribuído muito com nosso Planeta para diminuição do aquecimento global