sábado, 10 de abril de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA




A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
Existem algumas diferenças entre a educação ambiental convencional da E D transformadora, a convencional refere-se aos aspectos da Ecologia, do estudo do ardo solo, da água.
A transformadora refere-se a esse contexto somado a aprendizagens das dificuldades de entender de que forma esse recursos naturais chega para me beneficiar, ou seja, de que forma a energia chega até minha casa? Quantos recursos ambientais foram perdidos?
Entender que para essa energia chegar em minha casa demandou a perda de milhares de seres vivo,animais e vegetais,desapropriações de moradias para construção das Hidrelétricas, dentre outros.
A educação ambiental transformadora, alerta para que os cidadãos reflitam a partir desse entendimento na escolhas das formas de energias alternativas ( eólica a dos ventos a solar e outras ).
Pensar a educação ambiental transformadora, é também pensar nas dimensões pedagógicas, na sociedade, nas atividades econômicas, na natureza, na mente, no corpo, matéria, espírito,razão e emoção.
Para isso, a escola como espaço de produção do conhecimento e formação de valores humanos, não pode deixar de envolver a juventude nesse contexto. Há necessidade de prepara os jovens para dar continuidade a luta socioambiental, os jovens como sujeito da transformação.
Portanto é necessário além dos conhecimentos das vertentes ambientais sociais, também aceitar desafios a como:
-Criação de redes de juventude estudantil pelo meio ambiente e sustentabilidade
-Criação de coletivos e conselhos
- Articular integrar às discussões como primeiro emprego, segundo e terceiros empregos, meio ambiente, educação, política
-Articular e influenciar para as políticas públicas.
Acreditamos na energia e magia da juventude, Como motivação para mudanças profundas no contexto PLANETÁRIO. Para isso é necessário que cada um faça sua parte, pois ser cidadão é também participar sair da inércia e de se colocar como agente de transformação evitando o conformismo e a naturalização das coisas, rebelarem-se de forma saudável na consciência e nas ações. Exigir direitos é também repensar os deveres.

Eunice Sousa
Conselheira Meio Ambiente

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